Recrutamento

 

 

 

O Ministério da Administração Interna, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em colaboração com a Liga dos Bombeiros Portugueses, lançou no dia 21 de Abril, uma campanha, de âmbito nacional, destinada à sensibilização para o voluntariado nos bombeiros. 

Todos aqueles que queiram participar nesta causa nacional poderão encontrar folhetos informativos nos Comandos Distritais de Operações de Socorro, Corpos de Bombeiros, Juntas de Freguesia e Escolas. 

Esta campanha, divulgada ainda através de cartazes expostos por todo o país, é uma forma de sensibilizar a população activa, e sobretudo os mais jovens para o voluntariado nos bombeiros. 

Os Bombeiros Voluntários usufruem de direitos e regalias em diferentes áreas, designadamente: educação, através do reembolso de propinas e taxas de inscrição; Benefícios de isenção de pagamento no âmbito do Serviço Nacional de Saúde; Aumento do tempo de serviço para efeitos de aposentação, entre outros. 

Recorde-se que em Portugal continental existem 450 corpos de bombeiros, entre associativos, municipais, sapadores e privados, num total de mais de 40 mil bombeiros, com especialização proporcionada pela Escola Nacional de Bombeiros em mergulho, desencarceramento, salvamento em grande ângulo ou condução todo-o-tereno.

Autoridade Nacional de Protecção Civil

 

 

 

 

Junta-te a nós!


O ingresso na carreira de bombeiro faz-se com uma idade entre os 18 anos e os 45 anos, como estagiário, sendo obrigatória a frequência com aproveitamento do Curso de Instrução Inicial de Bombeiro, composto por seis módulos com um total de 350 horas de formação com a duração de 6 meses.

Assim, e ainda que a idade de ingresso no Corpo de Bombeiros, seja os 18 anos, para inicio do estágio bastará já ter completado 17 anos, uma vez que o estágio tem a duração mínima de um ano.

Pode ainda, antes dos 18 anos, ingressar num corpo de bombeiros para as escolas de infante e cadetes, que se destinam à formação no âmbito do voluntariado e da protecção e socorro.

Para a escola de infantes poderão ser recrutadas crianças com idades entre os 6 e os 16 anos.

Para a escola de cadetes, jovens entre os 16 e os 18 anos.